22 de maio de 2009

Entre o global e o local: COPASA ou DAMAE?


Uma das discussões hoje nas ruas da cidade de São João del-Rei é a possível extinção do Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (DAMAE) e sua substituição pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), que já cuida do saneamento básico de toda área urbana são-joanense à direita do Rio das Mortes (Colônia do Marçal).


A principal vantagem de manter o DAMAE é a possibilidade de podermos ter controle social sobre a instituição (o que não ocorrerá com a COPASA) e que pode sanar vários dos problemas existentes no DAMAE atualmente, vindos de longa data. Mas em termos de serviço e tecnologia a COPASA é mais vantajosa.

Salientamos que controle social é diferente de controle estatal. Atualmente, tanto o DAMAE, quanto a COPASA são estatais (COPASA controlada pelo Estado de MG e DAMAE pelo município de São João del-Rei), mas não há o controle social. O controle social é exercido pela sociedade organizada, acima da Direção desses órgãos ou empresas.

Então, com o que ficamos? Com o local (DAMAE) e a possibilidade de exercermos, enquanto cidadãos, o controle social sobre o saneamento básico da cidade, ou com a COPASA, uma grande empresa de capital misto, controlada pelo Governo de Minas Gerais, e suas tecnologias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes desde julho de 2009