22 de maio de 2009

Praça de Matosinhos ganha nova cara no papel

Um projeto de revitalização da Praça de Matosinhos foi apresentado à comunidade do bairro homônimo pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São João del-Rei.
O projeto propõe profundas modificações na praça, criando um grande espaço público voltado para o lazer dos cidadãos, como podemos ver no projeto ao lado.

Entre as modificações mais significativas, podemos destacar:
* construção de um pequeno teatro de arena;
* construção de uma área com brinquedos para crianças;
* fechamento da rua defronte ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos;
* padronização e adequação dos trevos defronte o Sesi/Senai;
* padronização e alargamento da calçada do Sesi/Senai;
* mudança do chafariz da deusa Ceres para o espaço defronte ao Santuário;
* harmonização da praça com a via férrea, com a colocação de uma travessia para pedestres na mesma.

Se realmente sair do papel será uma mudança bastante significativa para aquele espaço, dentro de uma concepção pouco usual de espaço público em nossa região. Se sair, melhor para nós cidadãos.

Estação Chagas Dória

A estação Chagas Dória, que em 2005 passou por uma grande reforma, será um elemento distoante do restante do conjunto da Praça de Matosinhos, caso a reforma da mesma realmente ocorra. Ela foi ocupada, logo após sua reinauguração em 2005, pela Polícia Militar. Mas esta ocupação durou pouco tempo. O fechamento gerou vandalismo e a estação voltou a ficar abandonada. Como prédio público, este espaço deveria atender ao público. É importante cobrarmos do IPHAN um destino para aquele prédio, assim como a praça, seja um espaço voltado ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes desde julho de 2009